Cão atópico

Olá, eu estou atendendo um maltês de 6 anos, com Dermatite atópica e eu gostaria de saber qual tipo de óleo eu deveria suplementar a sua dieta, azeite, óleo de canola, óleo de girassol...?

Responda a pergunta de Carolina Guerreiro

Não logado
Visitante
Inserir mais anexos

Há 4 respostas para esta pergunta

equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Resposta:
Olá Carolina, sua pergunta é muito importante, sempre temos muitas dúvidas em relação a esse tema. A suplementação de ácidos graxos poli-insaturados para os pacientes atópicos pode ser muito benéfica. Temos que nos preocupar com o ômega 6 e o ômega 3. O ômega 6 (ácido gama linoleico) vai gerar o ácido aracdônico que compõe a membrana celular, mas que se degradará em prostaglandinas e leucotrienos com potencial inflamatório. Mas a despeito desse potencial inflamatório, é importante para a formação de barreira cutânea. A principal fonte de ômega 6 são os óleos vegetais, especialmente o óleo de girassol. O azeite tem níveis muito baixos de ômega 6 e o óleo de canola não deve ser usado. Já o ômega 3 tem como principal fonte o óleo de linhaça, mas os cães, gatos e o homem não conseguem converter a linhaça em EPA e DHA, esses componentes com importante ação anti-inflamatória. Então, se vc quiser suplementar com EPA e DHA, você deverá usar produtos comerciais que utilizam como fonte de EPA e DHA o óleo de peixes marinhos. Atente-se para a quantidade e qualidade desses componentes. A dose recomendada de EPA e DHA é de 65mg por quilo 1 vez ao dia. Você deverá se preocupar com a suplementação de óleo de girassol, como fonte de ômega 6, caso o seu paciente se alimente de uma dieta caseira. Se ele comer uma dieta comercial de boa qualidade, somente o fornecimento de ômega 3 será importante. Sugiro que leia as diretrizes de nutrição da WSAVA que está na nossa seção de artigos. Espero ter te ajudado e boa sorte com seu atópico
Anexos: 0
12 de setembro de 2020 às 17:53
Nenhum anexo enviado.
Jamille Conceição Barros palma
Médico veterinário
Professora Rita sempre tão educada e competente! Um referência na dermatologia Veterinaria
2 de novembro de 2020 às 09:16
equipe
Rita Carmona
Equipe Vetsapiens
Jamille, vc é uma fidalga ! Muito obrigada pelo carinho e espero que possamos trocar idéias sobre muitos casos aqui nesse Fórum. Um beijo grande
2 de novembro de 2020 às 15:22
equipe
Edward Hellebrekers
Moderador
Só por curiosidade, vale lembrar que os óleos não são responsáveis por alergia, ok
12 de novembro de 2020 às 20:18
Desenvolvido por logo-crowd