Dra. Mitika Kuribayashi Hagiwara

Clínica médica, Diagnóstico laboratorial e Ética

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1965),  Mestrado em Saúde Pública (1974) e Doutorado em Saúde Pública (1979) pela Universidade de São Paulo. Ingressou na carreira docente como Auxiliar de Ensino do Departamento de Clínica Médica da F.M.V.Z/USP (1971), tendo-se tornado Professor Assistente (1974), Professor Assistente Doutor (1979), Professor Livre Docente (1984), Professor Associado (1986) e Professor Titular (1992), mediante concurso público. Aposentou-se oficialmente em 2002. Manteve atividades na USP como Professor Colaborador Aposentado (2002 a 2012) e como Professor Sênior (2012 a 2017) atuando como orientadora no Programa de pós-graduação em Clínica Veterinária do Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP.

  • Ministrou aulas teóricas e práticas nas Disciplinas de Clínica Médica de Pequenos Animais, Semiologia, Patologia Médica e Patologia Clínica Veterinária (1971 a 2002). Orientadora de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Patologia Bovina (1982 a 1986) e de Mestrado e Doutorado no Programa de Clínica Veterinária (1986 a 2016). Ministrou as disciplinas de pós graduação – Hematologia Comparada e Doenças Infecciosas dos Carnívoros Domésticos.
  • Pesquisador Responsável pelo Grupo de Pesquisa em Patologia Clínica Veterinária (FMVZ-USP). Linhas de pesquisa principais: Hematologia e Imunologia das doenças Infecciosas de Cães e Gatos, entre as quais Hemoparasitoses e outras doenças transmitidas por vetores, Retroviroses felinas (leucemia viral e imunodeficiência dos felinos) e Leptospirose canina.
  • Organizou e ministrou Curso de Especialização (lato sensu) em Patologia Clínica Veterinária nos anos de 1986, 1988, 1990, 1992, 1994, 2006, 2008 e 2010, nos moldes exigidos pelo Ministério da Educação e certificados pela Pro-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.
  • Atuou na orientação de acadêmicos de graduação em Medicina Veterinária, de médicos veterinários e médicos veterinários residentes no atendimento ambulatorial dos casos clínicos, e com ênfase no treinamento em Patologia Clínica Veterinária.
  • Exerceu diversas atividades administrativas no âmbito do Hospital Veterinário tendo sido Diretora do HOVET/USP no período de 1989 a 1992 e no âmbito da Unidade de Ensino, Diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP no período de1993 a 1997.
  • Publicou uma centena de trabalhos, referentes a casuística hospitalar, pesquisa clínica, diagnóstico prevalência das doenças infecciosas, testes laboratoriais. Proferiu mais de três centenas de palestras em Congressos, Encontros Profissionais, Associações de Classe e Empresas, relacionados a Interpretação de resultados de exames laboratoriais, diagnóstico e tratamento das principais doenças infecciosas de cães e gatos, Imunização de cães e gatos entre outros temas.
  • Recebeu diversos prêmios de pesquisa, entre os quais 1o. Premio de Pesquisa Waltham-(1992) e 2o. Premio de Pesquisa Waltham (1993); 5o. Prêmio de Pesquisa Clínica Schering-Plough Coopers; Premio Impacto Científico FMVZ-USP 2011/2012 (7a. Edição) área de Clínica Veterinária, FMVZ-USP; Homenagem especial do ano pela atuação no Campo da Ciência e Cultura junto a Comunidade Nipo-brasileira outorgada pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (1993)
  • É sócia remida da ANCLIVEPA/SP e da SOCIEDADE PAULISTA DE MEDICINA VETERINÁRIA nas quais atuou como membro da Comissão Editorial (Informativo ANCLIVEPA) e membro da Comissão Científica (SPMV). Membro da ACADEMIA BRASILEIRA DE MEDICINA VETERINÁRIA e da ACADEMIA PAULISTA DE MEDICINA VETERINÁRIA.
  • Conselheira Suplente do CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA-SP (2013 a 2015); atualmente é Conselheira Efetiva (2015 a 2018). Membro e Presidente da Comissão de Ensino (atualmente Comissão de Educação) de 2013 a 2018. Representa o CRMV-SP no Grupo de Trabalho – Educação do Forum dos Conselhos das Atividades Fins da Saúde do Estado de São Paulo. Tem se dedicado a análise minuciosa dos processos éticos profissionais para obtenção de dados estatísticos e no âmbito da Comissão de Educação, as questões relativas aos auxiliares de veterinária, a qualidade da formação profissional, ensino a distância em medicina veterinária e a questão do exame de proficiência (avaliação do egresso), comuns a todos os Conselhos Profissionais da área de saúde.

O conteúdo deste site é para uso exclusivo e restrito dos associados. Apenas Médicos Veterinários graduados e estudantes de Medicina Veterinária são autorizados a acessar este site.

Não está permitida a divulgação de qualquer conteúdo sem a prévia autorização do Vetsapiens, por escrito. Os Médicos Veterinários são os únicos responsáveis pelo tratamento e cuidado de seus pacientes.

Quaisquer recomendações de colegas ou especialistas recebidas através deste site são meras opiniões individuais, e cada clínico é o exclusivo responsável pelo manejo de seus pacientes. Os fármacos e doses recomendadas ou calculadas no Vetsapiens devem ser sempre conferidos antes de sua aplicação.

Veterinários não devem utilizar medicações e ou protocolos com os quais não estejam familiarizados e confortáveis. O Vetsapiens preconiza que o encaminhamento para especialistas seja sempre a primeira recomendação dos clínicos gerais ao se depararem com casos clínicos além do seu conhecimento.

As imagens e informações trocadas neste site não substituem o exame físico do paciente, e a relação exclusiva entre veterinário-paciente-cliente. As imagens aqui postadas não podem ser consideradas de qualidade diagnóstica.

Toda e qualquer informação obtida neste site deve ser considerada apenas como uma sugestão individual e não tem qualquer valor diagnóstico.

Desenvolvido por logo-crowd