Diretrizes Odontológicas Globais da WSAVA

19 de dezembro de 2020

Diretrizes Odontológicas Globais da World Small Animal Veterinary Association - WSAVA

Autores:

Brook A. NiemiecDAVDC, DEVDC, FAVD (EUA), Jerzy Gawor DAVDC, DEVDC, FAVD (Polónia), Ana Nemec DAVDC, DEVDC (Eslovénia), David Clarke DAVDC (Austrália), Cedric Tutt DEVDC (África do Sul), Marco Gioso DAVDC (Brasil), Paulo Stegall DACVAA (Canadá), Marge Chandler DACVN, DACVIM, DECVIM-CA (Reino Unido), Gottfried Morgenegg (Suíça), Rod Jouppi (Canadá), Kymberley Stewart (Canadá)

Resumo

As doenças dentárias, orais e maxilo-faciais constituem, de longe, o problema mais comum observado em clínica de pequenos animais. Estes processos estão na origem de dor importante, bem como infecção localizada e, potencialmente, também de infecção sistémica. Como tal, a World Small Animal Veterinary Association acredita que a doença dentária não tratada, ou tratada insuficientemente, está na origem de problemas importantes de bem-estar animal. A odontologia constitui uma área da medicina veterinária ainda vastamente ignorada e sujeita e muitos mitos e conceitos errados. O ensino eficiente da odontologia veterinária nas escolas de medicina veterinária constitui a chave para a evolução nesta área da medicina veterinária.

Estas diretrizes foram desenvolvidas para proporcionar aos veterinários a informação necessária para compreender as melhores práticas na área do tratamento dentário e criar cuidados básicos mínimos realistas. Utilizando o sistema trifásico de educação contínua da WSAVA, as directrizes internacionalizam o equipamento e recomendações terapêuticas e enfatizam as necessidades anestésicas e de bem-estar para os pequenos animais. Para elaborar estas directrizes, colaboraram dentistas veterinários oriundos dos cinco continentes, bem como membros dos comités WSAVA de Maneio da Dor, Nutrição e Bem-Estar.

Este documento contém informação relativa à patologia oral mais frequente e respectiva terapêutica, tratamento periodontal, extracções e radiografia e radiologia dentária. Também está incluído um sistema de classificação de implementação fácil e repetitivo para a saúde dentária. Adicionalmente, existem secções sobre anestesia e maneio da dor, procedimentos dentários, cuidados dentários em casa, informação nutricional e recomendações relativas ao papel das universidades no desenvolvimento da odontologia veterinária. Está, ainda, incluída uma discussão sobre os efeitos deletérios da odontologia livre de anestesia (anesthesia-free dentistery – AFD) ou sem anestesia (non-anesthetis dentistery – NAD), que é como mínimo ineficaz, ou mesmo prejudicial na pior hipótese. Ao longo do documento são discutidos os efeitos negativos de doença dentária não diagnosticada e/ou não tratada na saúde e bem-estar dos nossos pacientes, bem como a forma como tal se traduz num problema de bem-estar animal.

Para acessar a publicação original em Inglês: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jsap.13132 

Para baixar o guia em Português, clique abaixo!

Comentar este artigo

Você precisa estar logado para comentar os artigos.
Desenvolvido por logo-crowd