Botulismo em cão sem raça definida – relato de caso

29 de abril de 2020

Botulism in mongrel dog - case report

O botulismo é uma intoxicação causada pela toxina do bacilo Clostridium botulinum, encontrado
frequentemente no solo. Há oito tipos de toxinas (A até H), onde a toxina do tipo C é a que mais acomete os
caninos. A intoxicação é causada pela ingestão de alimentos deteriorados ou carcaças em decomposição. Sua
ocorrência é rara em carnívoros. O seu diagnóstico se dá por alterações clínicas e histórico de ingestão de
alimento deteriorado. O presente trabalho tem por objetivo, relatar um caso de botulismo em um cão, sem raça
definida, atendido no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco apresentando
paralisia flácida com evolução de 24h, vindo a óbito no dia seguinte com histórico de ingestão de carcaça de
um bovino em estado avançado de putrefação. O botulismo mesmo sendo considerado raro em cães é uma
enfermidade a ser considerada na clínica médica de pequenos. O destino adequado dos resíduos, lixo e de
carcaças deterioradas é um ótimo modo de profilaxia para esta doença.
Palavras-chave: bactéria; esporos; carnívoro; canino; paralisia flácida.

The botulism is an intoxication caused by bacillus Clostridium botulinum, this toxin is often found ground.
There are eight types of toxins (A to H), where the toxin type C is the one that most affects the canines. The
intoxication is caused by food or decaying carcasses. Its occurrence is rare in a carnivore domestic. The
diagnosis is by through of the historic of the clinical changes and by the food intake deteriorated. The present
paper aims to report a case of botulism in a dog, mongrel, answered at the Veterinary Hospital of the Federal
Rural University of Pernambuco presenting flaccid paralysis with evolution of 24h, and coming to death on
the following day with historic of ingestion carcass bovine in an advanced state of putrefaction. Botulism even
being considered rare in dogs is a disease to be considered at the medical clinic of small animals. The proper
disposal of waste, trash, and deteriorated carcasses is a great way for prophylaxis of this disease.
Keywords: bacterium; spores; carnivore; canine; limp paralysis.